Casa Abrigo de Piraju
A Casa Abrigo de Piraju e uma das instituições que o “CEFOR” mantém, por força de convenio com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju, onde executa o serviço de Proteção Social Especial, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destinado no atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação de direitos.
Trata-se de uma medida provisória e excepcional a fim de garantir proteção integral aos acolhidos, com garantia de direitos e atendimento a todos os cuidados básicos necessários como por exemplo: alimentação, vestuário, saúde, educação, além da convivência social, mantendo sempre um ambiente acolhedor e estrutura física adequada que contemple boas condições de salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade aos seus abrigados.
Os protocolos utilizados pela Instituição após o acolhimento são:
acolhida da criança ou do adolescente e da família;
escuta especializada;
visitas sociais domiciliares;
desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social;
elaboração do Estudo Social e do Plano Individual de Atendimento;
acompanhamento sistemático da família de origem na sua função protetiva;
orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais com resolutividade;
orientação sócio familiar;
acompanhamento e monitoramento dos encaminhamentos realizados;
referência e contra referência;
elaboração de relatórios e prontuários;
trabalho multidisciplinar;
relatório socioeconômico da família;
observação sensível;
defesa de direitos;
orientação para acesso a documentação pessoal;
atividades de convívio e de organização da vida cotidiana;
inserção de projetos e programas de capacitação e preparação para o mercado de trabalho;
estímulo ao convívio familiar, grupal e social; mobilização e identificação em casos de busca por família extensa;
mobilização para o exercício da cidadania;
articulação com a rede de serviços sócio assistenciais;
articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais e de defesa de direitos, sobretudo relacionadas à criança e ao adolescente;
monitoramento e avaliação do serviço;
organização de banco de dados e informações sobre o serviço para organizações governamentais e não governamentais e sobre o Sistema de Garantia de Direitos.
A capacidade máxima de acolhimento em uma Instituição deste porte é de 20 acolhidos; em média, no ano de 2021, a Casa possuiu 17 acolhidos mensais.
Atualmente, a Casa Abrigo de Piraju está localizada em prédio cedido pela Prefeitura da Estância Turística de Piraju, na Rua Santa Cruz, nº 50 – Vila Campos.
O ambiente físico da Casa possui:
01 cozinha,
01 refeitório,
02 despensas,
01 sala de TV,
01 sala de atendimento com banheiro,
01 lavanderia,
09 quartos (sendo 4 na ala masculina, 04 na ala feminina e 01 berçário),
02 banheiros coletivos (01 para o uso masculino, 01 para uso feminino),
01 banheiro adaptado para pessoa com deficiência física,
01 banheiro para uso dos funcionários,
01 terraço com cobertura.
Além de um anexo, contendo 01 sala técnica para atendimento psicossocial com banheiro, 01 sala de integração (TV, estudos, biblioteca e brincadeiras lúdicas) com banheiro, 01 um dormitório, para acomodação de emergia ou isolamento, uma pequena área de lazer com churrasqueira.
Este anexo foi pensado inicialmente para a construção de mais um dormitório, em vista aos possíveis cenários em que fosse preciso o isolamento de algum acolhido, decorrente da pandemia gerada pela corona vírus. Posteriormente, fora pensado na ampliação do ambiente, em vistas ao aprimoramento na qualidade dos serviços prestados.
Além do município de Piraju, a Casa Abrigo atende crianças e adolescentes dos municípios de Timburi e Óleo, cidades localizadas no entorno de Piraju e que não dispunham de tal serviço, por meio de um Termo de Compromisso e Responsabilidade, firmados com a Entidade CEFOR respectivamente.